top of page

Aproveite a Quarentena para Gerar Leads com o Google Ads


Se você deseja sair da crise e aumentar a geração de leads e oportunidades para a sua empresa, já deve ter pensado em anunciar direto na ferramenta de vendas Nº1 da Internet correto?


Anunciar na Rede de Pesquisa do Google, que é a ferramenta de buscas online mais usada no mundo, é particularmente atraente porque permite exibir anúncios para usuários que estão ativamente procurando por algo.



Nada mais assertivo do que mostrar exatamente o que alguém procura no momento em que busca, certo?

A possibilidade de anunciar no Google se torna ainda mais atraente se levarmos em conta que a ferramenta de gerenciamento de anúncios, o Google Adwords, é acessível a qualquer um que deseja se tornar anunciante: basta se cadastrar e publicar uma campanha.


Mas é por essa facilidade que frequentemente negociamos com empreendedores frustrados, porque viram o investimento dando pouco ou nenhum retorno na aquisição de Leads e clientes.


Isso acontece, em grande parte das vezes, porque o anunciante não compreende como publicar uma campanha que esteja alinhada com os objetivos do Marketing. Para isso, é necessário entender a dinâmica dos anúncios no Google, o comportamento de busca do seu público-alvo e algumas boas práticas que fazem diferença no resultado da sua campanha.


 

Planejamento

Além de um planejamento que leve esses fatores em consideração, é preciso ter em mente que anúncios no Google não fecham vendas por si só. Depois de atrair os Leads corretos, estratégias de Nutrição por email, Remarketing e Vendas Inbound são decisivas no fechamento de novos negócios.


Encare as campanhas no Google como um canal a mais de atração, que precisa de revisão e otimização constantes.

O Google Adwords permite anunciar tanto no buscador do Google, como em sites e blog parceiros, Youtube e vários outros. Neste post, vamos ajudar você a planejar e colocar no ar uma campanha especificamente para geração de Leads na Rede de Pesquisa do Google.


Recomendamos seguir o passo a passo deste guia usando também a planilha que acompanha este kit, a fim de ter os melhores resultados.




Clique aqui e acesse a planilha de controle de campanha do Google Adwords.

 

Passo a passo

São oito passos para colocar uma campanha efetiva no ar. Para facilitar o trabalho, use também a planilha de criação que acompanha este Guia. Na primeira aba da planilha, você encontra um checklist do passo a passo abaixo, como mostra a imagem:



 

1 - Pesquise o mercado

Nem toda oferta possui alta demanda na Rede de Pesquisa do Google, especialmente se a solução ou conteúdo que você quer anunciar são inovadores ou muito específicos. Tome um ebook com conteúdo técnico e de nicho, por exemplo. Pode ainda acontecer de a demanda existir, porém não ser clara quanto ao público que faz a busca, como no caso de soluções que atendem tanto os setores B2B como B2C, por exemplo. Para verificar quais são as possibilidades reais de campanha para o que você quer ofertar, faça o seguinte:


Brainstorm de pesquisas

Antes de qualquer coisa, é preciso entender como as pessoas pesquisam pela sua solução ou conteúdo no Google. Escolha uma ou duas ofertas que gostaria de anunciar e faça um brainstorm de como você entende que o público-alvo pode pesquisar por elas.

Lembre de incluir jargões e outros termos que caracterizem buscas dos usuários que você quer atingir.

Por exemplo: se minhas oferta é um Curso de marketing digital, meu público-alvo pode fazer pesquisas como curso de marketing digital e comprar curso de marketing digital, mas também pode usar termos como: quero aprender marketing digital, formação em marketing, melhores cursos de marketing digital e por aí vai.

Mapeie todos esses termos na aba “Brainstorm” da Planilha que acompanha este post como mostra a imagem: